Amamentação – Fissuras Mamárias

Eu fui convidada pela Lansinoh Brasil para participar de uma bate papo sobre Amamentação Segura. Se você não viu o  1º post, pode conferir aqui.

O Dr. Coríntio Mariani Neto, ginecologista, obstetra e diretor da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia – FEBRASGO, CRM: 19735,  apresentou sua pesquisa sobre a ingestão de produtos em recém -nascidos, trazendo um alerta às lactantes que utilizam pomadas para fissuras mamilares à base de lanolina.

Quando iniciamos a fase da amamentação, muitas dúvidas podem ocorrer e uma delas é sobre as famosas fissuras. O que podemos usar, o que podemos fazer para prevenir.

Fissuras – Mitos e Verdades:

•  Mito: é possível prevenir fissuras mamárias esfregando os mamilos com toalha felpuda ou “buchinha”. Não se deve fazer isso, pois além de machucar podemos estimular a contração uterina precoce.

•  Verdade: as fissuras só ocorrem se houver alguma falha técnica de aumentar (e como são comuns essas falhas!). Se ocorrerem, a primeira regra é continuar amamentando e passar o próprio leite no local. Procurar identificar e corrigir falhas na pega (que é a causa mais freqüente) ou na interrupção da mamada.

•  Expor as mamas ao ar.

•  Aplicar durante 10 a 15 minutos banho de sol (das 7 às 10 horas da manhã) ou de luz ( a 30 centímetros de distância de uma lâmpada de 40 watts).

•  Cuidado com produtos naturais, como a parte interna da casca da banana ou do mamão. Apesar de possuir efeito cicatrizante, a presença invariável de germes nas cascas dessas frutas desaconselha-se o seu uso.

Dependendo do caso, há indicação para o uso de pomada de lanolina, e esse é o estudo do Dr. Coríntio.

Com função antioxidante, o butil-hidroxitolueno (BHT), é amplamente utilizado para evitar a decomposição de óleo e para conservação dos alimentos. Ele está presente em alimentos industrializados, materiais de embalagens. cosméticos e até em medicamentos. 

No Brasil , o limite aceito de BHT é de 0,03mg/kg de peso corpóreo. Muitas pomadas de lanolina, contém a presença desse produto químico e podem ocasionar diversas reações alérgicas aos recém- nascidos. Estudos maiores estão sendo realizados para verificarem todos os riscos, e tentar banir o uso dessa substâncias. 

A pomada para fissuras faz contato direto com o lábio do recém- nascidos, então ele ingere aquele produto. Portanto, leia sempre o rótulo, se no rótulo disser que aquele produto precisa ser removido antes da amamentação, ele contém BHT.

A Lansinoh foi testada  e aprovada pela Anvisa , e de todas as marcas disponíveis no mercado brasileiro é a única que não contém o BHT.

Eu agradeço a minha obstetra por ter me indicado essa marca, e hoje sabendo dessas informações, eu me sinto segura em ter proporcionado ao meu filho o melhor que ele poderia receber.

Para maiores informações, consulte o site da Lansinoh :

http://www.lansinohbrasil.com.br/

Mini- currículo  –  Dr. Corintio Mariani Neto- CRM 19735

Médico, Doutor em Medicina pela Unicamp na Área de Tocoginecologia. Docente e Coordenador da Área de Saúde da Mulher do Curso de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo. Presidente da Comissão Nacional de Aleitamento Materno da Febrasgo.

Atual Diretor Técnico do Hospital-Maternidade Leonor Mendes de Barros da Secretaria de Estado da Saúde da São Paulo. Anteriormente, foi Presidente e um dos Fundadores da Sogesp – Regional do Vale do Paraíba, Professor de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté e Coordenador do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington).

 

Deixe uma resposta