Aveiro – A “Veneza” Portuguesa

Aveiro é uma cidade localizada na região central de Portugal. Chegamos no domingo de manhã em Lisboa e de lá seguimos para Leiria.  Aveiro foi a nossa primeira escolha de passeio.

Da Freguesia de Vieira de Leiria, aonde estávamos hospedados, até Aveiro a distância é de 120 km e demorou um pouco mais de 1 hora. Fomos em um dia de primavera e estava bem quente por lá. 

Chegamos por lá e logo fomos procurar os passeios pelos canais. As embarcações por lá, são chamados de Moliceiro, e são barquinhos que navegam pelos canais da cidade.

Outra curiosidade, os canais são formados por água salgada, sim, água do mar, e eles são chamados de Ria.

O passeio dura em média 1hora e custou € 8 por adulto. O pequeno também foi, mas como ele ainda não tem 3 anos, foi cortesia.

Passeio de Moliceiro:

É muito agradável fazer o passeio, a vista é linda, e o barquinho não balança tanto (ainda bem).

Moliceiro

Andanças por Aveiro:

Aproveitamos também para conhecer os famosos Ovos Moles de Aveiro. É um doce, a base de ovo, envolto em uma casquinha de hóstia. É um doce conventual, muito tradicional da região.

Caminhamos a pé por Aveiro e almoçamos no Shopping Fórum Aveiro. Comi uma tradicional alheira de mirandela. Alheira é uma espécie de linguiça, cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. Eu sou suspeita para falar, porque eu adoro.

Shopping Fórum Aveiro

⇒Dica: Aproveitei e no shopping mesmo eu comprei o chip turista da Vodafone. Você paga € 14,90 e tem direito a 15 dias de internet, com plano de dados de 30 Gigas. Super compensa!!!

  • minha foto foi selecionada no e apareceu no instagram da Gol, no Desafio Gol 19:  https://www.instagram.com/p/BUmTGMSl81C/?taken-by=voegoloficial

Farol da Barra

Andando em Aveiro, uma moradora nos falou para irmos até a praia, que era linda. Fomos até lá para conhecer.

O Farol da Barra é o maior farol de Portugal, fica localizado na praia da Barra,freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.

Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo.

Praça em frente ao Farol da Barra

Essa esteira nos leva á praia mesmo, e lá tem um caminho para um farol menor.

Passamos o dia todo passeando, e foi fantástico poder conhecer um pouquinho da “Veneza” portuguesa, como eles dizem por lá.

Com carinho,

Tati

 

 

 

 

One response on “Aveiro – A “Veneza” Portuguesa

Deixe uma resposta