Dá pra viajar durante o período escolar?

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva : Blog Expert – Viagem com Filhos. É a segunda vez que participamos dessa blogagem. Se você quiser ler o outro post , é só clicar aqui.

Quando pensamos em viagens, pensamos logo nas férias escolares. Mas nem sempre é possível viajar nos meses de julho, ou dezembro/janeiro. E ai? Vocês vão ou não vão?

Vou dizer por nós. Por aqui, ainda estamos na educação infantil, o pequeno tem apenas 2 anos, então não vejo tantos problemas em perder aula, porque ainda não há conteúdo programático. Mas existe um fator que impacta sempre na decisão: o retorno.
A readaptação acontece sempre após alguns dias fora, percebo que ele fica sempre mais manhoso, sai um pouco da rotina estabelecida (se perde um pouco nos horários para comer, na hora do soninho) e isso impacta diretamente na escola, sempre vem recadinhos que não quis comer no horário estabelecido, ou se comeu, comeu menos do que o habitual. E o sono segue o mesmo padrão. Afinal quando estamos viajando, eu tento respeitar ao máximo os horários da rotina do pequeno, mas nem sempre isso é possível.
Ainda não fizemos nenhuma viagem longa durante o período escolar, quando fomos para Portugal no ano passado , ele ainda não estava na escola. Imagino que vou precisar reescrever esse texto daqui alguns anos, e ai sim dizer com mais propriedade o quanto isso pode ser benéfico ou prejudicial, mas só passando por isso é que vou conseguir dizer.
Mas se você quer saber a opinião de pessoas que tem muito a contribuir com esse tema, é só clicar nos links ai embaixo, porque esse pessoal, sabe o que está dizendo. Eles são expert em viagens com filhos.
Depois de ler esses posts, e você viaja ou não com seus filhos durante o ano letivo?

17 responses on “Dá pra viajar durante o período escolar?

  1. Debora Seg

    Oi Tati, aproveita enquanto são pequeninos. Depois a vida vai sofrendo algumas adaptações. Cada família um estilo e cada criança uma forma diferente. Um bj

  2. Trícia Ferreira

    Oi Tati!

    Essa adaptação no retorno é o mais complicado para os pequenos né? Confesso que só fui pensar nisso, já na última semana de férias do ano passado. Passamos mais de 20 dias viajando e meu filho mais novo tinha na época pouco mais de 2 anos (e já estudava). Quando ele viu a irmã toda pronta, de mochila e empolgadíssima pra voltar pra aula ele pediu pra vestir o uniforme e foi feliz da vida puxando a mochila.

    Uma dica que funcionou com minha filha mais velha, quando ela tinha 4 anos e depois de quase um mês viajando, foi na última semana ir mostrando foto dos amigos, falando da rotina da escola, das professoras. Comprei uma mochila nova, lápis de cor da Rapunzel (rs…até hoje ela ainda tem!) e ela voltou super feliz pra voltar pra escolinha.

    Muitas viagens pra vcs!

  3. Claudia Pegoraro

    Tati, eu também nunca tive problemas em tirar o Lipe da escolinha para viajar quando era pequeno, mas sei exatamente do que tu estás falando, pois ele sempre tinha pequenos problemas de readaptação quando voltávamos dessas viagens! Cada fase com suas peculiaridades!
    Bjokas

  4. Fran Agnoletto

    Tati,
    Concordo com você que a readaptação a escola é difícil, durante a educação infantil, mas o difícil é mesmo recuperar conteúdo.
    Nessas horas eu penso como o nosso sistema educacional é arcaico. Mas fazer o quê? Somos obrigados a nos adaptar.
    Beijão e aproveitem enquanto tem tempo!

  5. Adriana Pasello

    Oi Tatiana
    Ahhh, essa adaptação no retorno. Também passamos por isso com o caçula. Talvez ele não tenha verbalizado algo como minha mais velha porque não conseguiu se expressar. Hahahaha
    Bj e obrigada pela sua visita no Diário de Viagem.

  6. Regeane Nicaretta

    oi Tatiana, no nosso caso sempre viajamos com nossa filha desde pequena e sim ela tinha de sair da sua zona de conforto, tinha de passar por readaptações quando retornava. Hoje ela está com quase 14 anos e lá no post eu conto qual foi o resultado disso tudo, talvez te ajude pois eu lá atraz, quando a Isah tinha a idade da sua eu também tinha minhas dúvidas de como isso iria afetar a vida dela, agira já sei o efeito
    Abraços e lindas viagens!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta