Da Freguesia de Vieira de Leiria, aonde estávamos hospedados, até Aveiro a distância é de 120 km e demorou um pouco mais de 1 hora. Fomos em um dia de primavera e estava bem quente por lá.
Chegamos por lá e logo fomos procurar os passeios pelos canais. Uma curiosidade, os canais são formados por água salgada, sim, água do mar, e eles são chamados de Ria. As embarcações por lá, são chamados de Moliceiro, são pequenas embarcações que navegam pelos canais da cidade.
O passeio dura em média 1 hora e custou € 8 por adulto. O pequeno também foi, mas como ele ainda não tem 3 anos, foi cortesia.
Passeio de Moliceiro:
É muito agradável fazer o passeio, a vista é linda, e o barquinho não balança tanto (ainda bem). Diversos moliceiros transitam pela ria, em alguns trechos tem até um pequeno trânsito.
Andanças por Aveiro:
Aproveitamos também para conhecer os famosos Ovos Moles de Aveiro. É um doce, a base de ovo, envolto em uma casquinha de hóstia. É um doce conventual, muito tradicional da região. Os ovos moles que experimentamos tinham formato de conchas do mar.
Caminhamos a pé por Aveiro e almoçamos no Shopping Fórum Aveiro. Comi uma tradicional alheira de mirandela. Alheira é uma espécie de linguiça, cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. Eu sou suspeita para falar, porque eu adoro. E essa estava divina!
Dica: Aproveitei e no shopping mesmo eu comprei o chip turista da Vodafone. Você paga € 14,90 e tem direito a 15 dias de internet, com plano de dados de 30 Gigas. Super compensa!!!
- minha foto foi selecionada no e apareceu no instagram da Gol, no Desafio Gol 19. Eu fiquei super feliz, porque Aveiro tem cada cantinho lindo.
Foto selecionada no desafio GOL |
Farol da Barra
Andando em Aveiro, uma moradora nos falou para irmos até a praia, que era linda. Fomos até lá para conhecer.
O Farol da Barra é o maior farol de Portugal, fica localizado na praia da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro.
Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo.
Farol da Barra |
Essa esteira nos leva á praia mesmo, e lá tem um caminho para um farol menor.
Passamos o dia todo passeando, e foi fantástico poder conhecer um pouquinho da "Veneza" portuguesa, como eles dizem por lá.
Eu me encantei por Aveiro, agora quero voltar para conhecer Costa Nova, que é pertinho, e tem as famosas casas listradas.
Que lugar mais lindo, Tati! Eu, que já queria morar em Veneza, agora quero morar em Aveiro também! hehehe
ResponderExcluirJá fui em Lisboa, amei conhecer lá, quero conhecer aveiro tbm
ResponderExcluir