Roteiro de Viagem – Vale a pena montar um?

Pra quem acompanha o blog, eu já falei que viajar com bebê ou criança não é nenhuma loucura e que tudo é uma questão de organização. E para organizar melhor a sua viagem, nada melhor do que planejar o roteiro.

O roteiro de viagem é um dos pontos que eu considero mais importantes no planejamento para conhecer um novo destino. O que muita gente não sabe, é que montando um bom roteiro, você consegue economizar uma boa grana e o principal, otimizar e muito o seu tempo!

Após algumas viagens,tentando me organizar sempre da mesma forma, resolvi compartilhar com vocês as nossas dicas para você montar um bom roteiro de viagem!

Por quê montar um roteiro?

 

Vamos lá então. Você já decidiu o seu destino, já sabe quanto tem para gastar e acabou de comprar as passagens para a  sua viagem . Agora é hora de montar o roteiro de viagem , ver o que cada dia você pretenderá fazer.

E para otimizar a sua viagem, o ideal é ter um planejamento sobre ela. Ao contrario do que muita gente pensa, um roteiro não engessa a sua viagem. Ele não precisa ser levado a risca. O roteiro de viagem serve muito mais para você se organizar melhor e não cair em furadas.

1- Separe por pontos turísticos.

Conheça o local para onde você vai viajar. Pesquise sobre o local e levante todos os lugares que você quer conhecer. Nessa etapa vale tudo: Google, blogs de viagens, fotos em redes sociais, etc. Após definir os pontos de interesse, coloque todos eles no mapa (pode ser virtual, mas eu gosto mesmo é de mapa impresso- olha o meu ai embaixo). Dessa forma você vai ter uma visão geral de cada lugar.

 

2- Defina um local centralizado para ficar.

Hoje temos diversas formas de hospedagem além de hotéis. O site Airbnb, você consegue reservar quartos ou alugar uma casa inteira. Há ainda opções de pousadas, hostel, o bolso de cada um é que vai dizer.

Mas uma coisa é certa, procure sempre os locais mais centrais, e de fácil acesso. Estude meios de transportes da região.

3- Faça um roteiro adaptável

Quando uma viagem é curta, nem sempre é possível deixar um dia coringa (sem nenhuma atividade programada), mas em roteiros mais longos, é importante deixar esse dia off, pode ser em virtude do cansaço ou do clima.

Uma coisa é certa, imprevistos acontecem. Reveja seu planejamento, reorganize os dias, assim você não perde nada, e só ajusta ás intercorrências.

4- Fique atento aos feriados.

Informe-se sempre sobre os feriados da cidade que você vai visitar. Isso pode interferir muito na sua viagem.

5- Não se esqueça, respeite o tempo do seu filho.

Super importante, adequar a viagem com o tempo da criança. Não se esqueça que elas cansam muito mais fáceis do que os adultos.

Verifique os melhores horários para viagens longas.

Contemple os horários de alimentação, sonecas, e higiene.

Vale a pena gastar um tempinho, organizando o roteiro, evita vários contratempos. Mas permita-se experimentar algo que não esteja nele, deixe-se ser surpreendido. Tenho certeza que você terá ótimas recordações.

 

 

6 responses on “Roteiro de Viagem – Vale a pena montar um?

  1. Ana Claudia

    Acho que com ou sem filhos é essencial organizar o roteiro. Por aqui quem faz isso é o marido rsrsrsrs
    Essa dica de olhar os feriados é bem lembrada, porque muitos esquecem disso.

  2. Camila

    Sempre que viajo faço roteiro. Acho ótimo.
    Porém, nas duas viagens que fiz no final do ano resolvemos não fazer roteiro e decidir tudo na hora. Foi uma experiência bem diferente e deu certo!

Deixe uma resposta